Dicas Sobre o Sono

08/11/2011

 

1. Como se processa o sono?

 

O sono faz parte do ciclo circadiano que dura aproximadamente 24 horas, dessas, ocorre a alternância entre a vigília que corresponde a 16 horas e o sono a 8 horas em adultos. A principal estrutura cerebral responsável por essa regulação cíclica é o núcleo supraquiasmático.

 

Ocorre em alguns indivíduos a característica de dormir mais tarde e acordar mais tarde (vespertinos) e outros indivíduos em dormir mais cedo e acordar mais cedo (matutinos).

 

2. Como se divide o sono?

 

O sono apresenta entre 4 e 6 ciclos por noite divididos em sono REM e sono não REM. O sono não REM é dividido em quatro estágios e o sono REM em apenas um estágio. A primeira metade do sono tem maior ocorrência do sono de ondas lentas (estágio 3 e 4) e a segunda metade tem ocorrência de sono REM.

 

 

vigilia              1-3 %

estágio 1        2-5%

estagio 2        45-55%

estagio 3/4    20%

REM                 20-25 %

 

 

3. Qual a função do sono?

 

São várias as hipóteses atribuídas ao sono. Uma hipótese seria quanto a fixação da memória e aprendizado. Outras hipóteses falam sobre a regulação da temperatura corporal e do apetite, restaurador de desgaste físico.

 

4. Quais as consequências da privação do sono?

 

Vários estudos demonstram que a falta de sono em animais por um período prolongado é incompatível com a vida. Em estudos com humanos a privação do sono provoca alterações no humor, memória, cansaço mental, falha na concentração.

 

5. Quais os efeitos da restrição das horas de sono no metabolismo?

 

Os níveis sangüíneos de diversos hormônios apresentam ciclos circadianos, quer dizer que sua produção ocorre em períodos de 24 horas, por exemplo, o hormônio do crescimento (GH) só é liberado no inicio do sono e no sono de ondas lentas. Por isso, a restrição de horas de sono pode afetar o crescimento em crianças e a massa muscular em adultos, além do que o GH provoca o início de uma cascata de liberação de vários hormônios durante a vigília.  

 

6. Como suspeitar se uma pessoa apresenta um distúrbio do sono?

 

Os sintomas e sinais mais frequentes são: qualidade ruim do sono, sono não reparador, despertar pela manhã cansado, sonolência excessiva diurna, dificuldade para iniciar ou manter o sono, cefaléia matinal.

 

7. O que é polissonografia?

 

Caracteriza-se por um exame de monitoração do sono (durante a noite inteira de sono), com registro de variáveis orgânicas. Os parâmetros avaliados são: eletroencefalograma, eletrooculograma, eletromiograma, eletrocardiograma, medidas do fluxo oro-nasal, sensor do ronco, medidas do esforço toraco-abdominal, oximetria e posição do corpo.

 

 

Localização

Rua Albino Tambara, 5- 18 | Vila Universitária
Bauru -SP | CEP 17012-470

Contato

Fones: 14 3223.5303 | 3223.7160
Secretaria: das 9h ŕs 19h | Consultas: das 10h ŕs 20h
© 2011. Clínica do Sono. Todos os direitos reservados Site por Salciotti